Entre 15 e 18 de agosto, a cidade abrigará uma exposição diversificada da cinematografia sul-coreana, incluindo competições de filmes, debates e workshops.
Comemorando os 60 anos da presença coreana no Brasil, a cidade de Piracicaba, reconhecida por festejar o Dia da Cultura Coreana em seu calendário oficial de eventos, será a anfitriã do inédito Festival de Cinema Coreano SP – KOFF. O evento acontecerá de 15 a 18 de agosto no Teatro do Engenho Central, localizado na Av. Doutor Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central.
A proposta do festival é oferecer uma visão ampla da produção cinematográfica da Coreia do Sul, variando desde os dramas e obras de arte, passando por filmes de terror e chegando às produções de ação. O evento apresentará ao público brasileiro sucessos de bilheteria do cinema sul-coreano em uma Mostra Competitiva e uma Mostra Não-Competitiva, com a exibição de 30 obras premiadas, incluindo curtas e longas-metragens.
Na Mostra Competitiva, haverá espaço para três categorias distintas: longas e curtas produzidos na Coreia do Sul com temáticas variadas; filmes, sejam longas ou curtas, produzidos no Brasil sobre a Coreia do Sul ou cultura coreana; e ainda longas e curtas-metragens brasileiros realizados por descendentes de coreanos, abrangendo qualquer temática.
A Mostra Não-Competitiva oferecerá uma seleção de dez longas-metragens, que representam de forma abrangente a produção cinematográfica sul-coreana e que foram premiados internacionalmente, desde “Oldboy” até “Decisão de Partir”. Além disso, serão apresentados dez curtas-metragens, selecionados dentre os premiados no BusanInternational Short Film Festival – BISFF e em outros renomados festivais de cinema sul-coreanos.
A programação do festival incluirá, além das exibições, eventos de abertura e encerramento, debates internacionais em formato híbrido com cineastas e produtores coreanos e brasileiros, oficinas de produção de vídeo, além de uma noite de premiação e homenagens.
O Festival de Cinema Coreano SP – KOFF conta com o patrocínio de empresas como CJ Brasil, Glovis Brasil Logística e Atomy do Brasil, e com o apoio cultural da Hyundai Motor Brasil. O evento foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo – PROAC ICMS, é organizado pela Amaná Cultural e pela Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e tem o apoio institucional da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba, da Câmara Municipal de Piracicaba e da Prefeitura Municipal de Piracicaba.
Fonte: Pirapop Notícias