DEBATES KOFF 2024

Disponíveis no canal do YouTube 

Debate 1 - 30/11/2024

KOREAN FILM AND SOCIETY: The Role of Korean Cinema in Addressing Social Issues

Mediador

Dr. Soleiman Dias

Diretor de Relações Internacionais da Chadwick International

Soleiman Dias, natural de Fortaleza, vive há 23 anos na Coreia do Sul e possui formação acadêmica nos EUA, com mestrado em Educação Internacional e PhD em Relações Internacionais pela Universidade de Hanyang. Foi professor em renomadas universidades nos EUA e Coreia, lecionando disciplinas como Relações Internacionais, Política Asiática e Direitos Humanos. Atualmente, é Diretor de Relações Internacionais da Chadwick International, escola referência em inovação e liderança global. Fundador de diversas iniciativas, como o Conselho Consultivo de Estrangeiros da Zona Franca de Songdo, também é coautor da série “Lições do Outro Lado”, baseada em suas cartas sobre viagens a países como Coreia do Norte e Cazaquistão.

Aileen Yujeong Min

Pesquisadora

Aileen é mestranda em Estudos de Cinema e Mídia na Universidade de Columbia em Nova Iorque, com interesses de pesquisa em estética, intermedialidade e textualidade na cultura visual contemporânea da Ásia Oriental. Seu trabalho se concentra no cinema coreano, na arte digital e na literatura, examinando como esses meios se intersectam para moldar a representação cultural e a subjetividade humana.

Dr. Josmar de Oliveira Reyes

Professor e pesquisador da Unisinos-RS

Doutor em Ciências da Informação e da Comunicação, Artes do Espetáculo e Novas Tecnologias pela Université de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), pós-doutorado em Cinema Sul-coreano pela Université de Paris 3 (Sorbonne Nouvelle), professor e pesquisador do Curso de Realização Audiovisual pela Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos);

Vanderlei Henrique Mastropaulo

Pesquisador e professor de cinema

Geógrafo pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) e mestre em Comunicação e Cultura pelo PROLAM (Programa de Integração da América Latina), ambos pela USP. Atuou como produtor cultural e audiovisual de 2010 a 2014. Ministra cursos e palestras de cinema desde 2015, com ênfase em cineastas latino-americanos e asiáticos. Participou da equipe de pesquisa do documentário “A caixa-preta de Fernando Morais”, com estreia prevista para 2025. Atualmente dirige o documentário “Penso, logo animo”, sobre a trajetória do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.

Razan Takash

Chefe de Cinema | SAE Dubai

Razan Takash, escritora, diretora e produtora jordaniana, possui mais de 12 anos de experiência em cinema e TV no Oriente Médio e Emirados Árabes. Diretora de Cinema na SAE University Dubai, combina teoria e prática no ensino de produção cinematográfica. Takash dirigiu programas infantis para o Majid Channel e contribuiu para Star Wars: O Despertar da Força. Seu filme Shah Mat venceu o 48 Hour Film Project Dubai em 2016, com prêmios de Melhor Diretor e Melhores Efeitos Especiais. Em 2020, seu curta M1das recebeu 14 prêmios em 24 festivais internacionais, incluindo Melhor Curta de Ficção Científica e Melhor Diretora Feminina.

Kang Mina

Diretora

Formada em cinema pela Universidade Myongji, Kang Mina aprimorou seu senso visual trabalhando em videoclipes enquanto desenvolvia filmes em projetos independentes. Ela dirigiu, escreveu e editou quatro curtas-metragens: Lemon Summer, Soup is Not Free, Cicadas e Beyond. Em particular, Soup Is Not Free e Beyond foram exibidos na competição do KOFF em 2023 e 2024, respectivamente. Soup is not free recebeu o prêmio de melhor filme curta-metragem do KOFF 2023. Atualmente, ela está preparando um longa-metragem.

Debate 2 - 05/12/2024

POST-COVID CINEMA: The Return of the Audiences to the Movie Theaters

Mediador

Simon Mcenteggar

Professor Associado/Cineasta Simon McEnteggart (University of Utah Asia Campus)

Simon McEnteggart é Professor Associado no departamento de Cinema e Artes Midiáticas do Campus da Universidade da Ásia em Incheon, Coreia do Sul, onde leciona estudos de Cinema Coreano, história do cinema e produção de documentários. Ele também é roteirista e diretor de um próximo documentário sobre cineastas coreanas na história do cinema coreano.

Aileen Yujeong Min

Pesquisadora

Aileen is an MA candidate in Film and Media Studies at Columbia University, with research interests in aesthetics, intermediality, and textuality within contemporary East Asian visual culture. Her work focuses on Korean cinema, digital media art, and literature, examining how these mediums intersect to shape cultural representation and human subjectivity.

Minom Pinho

Produtora cinematografica

Empresária, produtora criativa de cinema e artes visuais, consultora e conferencista. Lidera a produtora Casa Redonda, o FIM Cine – Festival Internacional de Mulheres no Cinema de São Paulo e a startup Navega de cursos criativos online. Já produziu e coproduziu longas-metragens de ampla circulação em mercados e festivais nacionais e internacionais. Consultora de políticas culturais com ênfase no audiovisual atendendo a empresas, governos e organizações sociais. É membra do +Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro e diretora federal da APACI – Associação Paulista de Cineastas.

Roberto Gervitz

Brasileiro; “Braços Cruzados Máquinas Paradas”, diretor, roteirista e editor, longa-metragem documental; “Feliz ano velho”- roteirista e diretor- longa-metragem de ficção; “Jogo Subterrâneo”, co roteirista e diretor -Longa metragem de ficção; “Carandiru-Outras histórias”, dirige 4 episódios da série, direção-geral Hector Babenco; “Prova de Coragem”, roteirista e diretor Longa metragem de ficção; “Na Dança! doc”, direção e roteiro; longa-metragem documental. Festivais: Berlim, Montreal, Mostra Internacional (SP); prêmios: Leipzig; Gramado; La Habana; Palm Springs.

Kim Kihyun

Diretor

Nascida na Coreia em 1994. Formada no Departamento de Produção de Cinema e Televisão da Universidade de Artes de Seul. Atualmente estuda Gestão das Artes na Escola de Artes da Universidade Chung-Ang. Entre suas obras cinematográficas como diretor estão: 아빠는 슈퍼맨(Meu Pai é Superman) (2012), 영화의 졸업(A Formatura do Filme) (2016), 그 여름의 끝(O Fim Daquele Verão) (2018) e Babari (2021).

• CEO da Saragon Content Lab
• Produtora de notícias na MBN
• Diretora de produção do programa de variedades da internet Captain Rock Indie
• Produtora do KOFF, Brasil
• Diretora de produção do Sometimes da OBS

Robert Albertsen

CEO and Art Director of Spicy Gator Productions, LLC; Albie's Art, owner and Professional Mixed-Media Artist.

Robert Michael Albertsen Jr. iniciou sua carreira no Exército dos EUA, servindo na 82ª Divisão Aerotransportada, onde desenvolveu disciplina e atenção aos detalhes, recebendo o Expert Infantryman Badge e outras condecorações. Com experiência em construção, design e segurança física, ele ingressou no programa de Produção Virtual na DAVE School, integrando uma equipe de VFX premiada com o Silver Telly Award em 2024 por The Unending. Seus trabalhos digitais incluem capas de livros na Amazon, como a série Warrior Women of Superian Island, de Ace Johnson, destacando sua habilidade em dar vida a visões criativas. Proprietário da Albie’s Art e CEO da Spicy Gator Productions, LLC, ele alia precisão militar e expertise em animação digital para criar designs personalizados, moedas comemorativas e ativos 3D de alta qualidade.

Debate 3 - 10/12/2024

KOREAN CINEMA AND THE GLOBAL MARKET: The Global Impact of the Korean Wave in the Movie Industry

Mediador

João Paulo Amaral Schlittler

Professor Associado ECA USP

Professor Associado do Curso Superior do Audiovisual da ECA USP e no Programa de Pós-Graduação em Design da FAU USP, possui livre-docência na especialidade Animação e Design em Movimento, doutorado em Design e Arquitetura e mestrado em Telecomunicação Interativa. É líder do ZOOTROPO – Grupo de estudos em animação e motion graphics. Foi diretor de arte na HBO, Discovery Networks e na TV Cultura.

Aileen Yujeong Min

Pesquisadora

Aileen is an MA candidate in Film and Media Studies at Columbia University, with research interests in aesthetics, intermediality, and textuality within contemporary East Asian visual culture. Her work focuses on Korean cinema, digital media art, and literature, examining how these mediums intersect to shape cultural representation and human subjectivity.

Liyu Arega

University of Salford in Manchester - Film Production Program

Tendo me mudado da Etiópia para a Coreia em 2018, frequentei e me formei na Chadwick International. Eu estava na turma de formandos de 2022 e ao concluir meus estudos, obtive meu Diploma IB completo. Atualmente sou estudante de cinema do terceiro ano na Universidade de Salford. Tendo descoberto minha paixão pelo cinema enquanto estava em Chadwick, estou feliz em seguir uma carreira na produção cinematográfica. Produzi vários filmes durante meu tempo na universidade e também tenho experiência trabalhando como 1º AD, designer de produção e diretor. Também fui voluntário em festivais de cinema como o Sunrise Film Festival e o Kino Film Festival e também tive a maravilhosa oportunidade de me tornar um produtor de sombra em um filme de terror em língua galesa.

Hugo Katsuo

Mestre em Cinema e Audiovisual (PPGCine-UFF), cineasta e poeta.

Hugo Katsuo é bacharel e mestre em Cinema & Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, além de ser cineasta e poeta. Nas pesquisas, debruça-se sobre o tema das representações racializadas no cinema e audiovisual, com recorte para a racialização amarela. Também co-organizou, com Edylene Severiano, o livro O “Perigo Amarelo” nos dias atuais: reflexões de uma nova geração, lançado em 2023, pelo Selo CaminhoS. Como cineasta, dirigiu filmes como Batchan (2020), Da Ficção (2022) e pela palavra. (2024). Na poesia, lançou em 2023, o livro Amarelo desordem, pela Editora Urutau.

Hyojun Kim

Diretor

Hyojun Kim, nascido em Seul em 1988, é um diretor conhecido por seus filmes instigantes que exploram relações humanas íntimas e mais amplas. Ele começou sua jornada cinematográfica de forma inesperada ainda na escola e desde então desenvolveu um estilo único, focando em histórias que estimulam a reflexão. Seu trabalho ganhou vários prêmios em festivais de cinema importantes, incluindo Cannes, Busan e Seul, com filmes de destaque como Última Cena (2023), Cortar e Colar (2022) e Palhaço (2020).

Carlos Zibel

Arquiteto, designer, crítico e curador, é professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Design da FAUUSP. Possui graduação, mestrado e doutorado pela FAUUSP, onde coordenou o Curso de Design (2009-2011) e atuou como pesquisador no NUTAU. Sua trajetória abrange arquitetura, design e arte, com foco em pensamento contemporâneo, interação e audiovisual. Premiado no Design do Museu da Casa Brasileira (2010), tem publicações nacionais e internacionais e foi curador da 8ª Bienal Internacional de Arquitetura. Atualmente, atua como crítico e artista plástico, com vasta experiência acadêmica e profissional.

pt_BR