Foto: divulgação
A cidade de Piracicaba se prepara para receber o primeiro Festival de Cinema Coreano SP – KOFF, em comemoração aos 60 anos da imigração coreana no Brasil. O evento, que ocorrerá de 15 a 18 de agosto no Teatro do Engenho Central, promete apresentar uma seleção variada de filmes e promover debates sobre a indústria cinematográfica.
Com o objetivo de celebrar a excelência da cinematografia sul-coreana, o KOFF trará ao público brasileiro sucessos de bilheteria e filmes premiados da Coreia do Sul. A programação do festival inclui uma Mostra Competitiva e uma Mostra Não-Competitiva, com a exibição de 30 filmes, entre curtas e longas-metragens.
A Mostra Competitiva abrange três categorias diferentes. Serão exibidos longas e curtas-metragens produzidos na Coreia do Sul sobre qualquer temática, além de produções brasileiras sobre a Coreia do Sul ou a cultura coreana. Também serão apresentados trabalhos realizados por brasileiros descendentes de coreanos. Já a Mostra Não-Competitiva traz uma seleção dos filmes mais representativos da produção cinematográfica sul-coreana, homenageando sucessos de público e premiados internacionalmente.
Além das sessões de cinema, o festival oferecerá uma série de debates enriquecedores com a participação de cineastas e produtores coreanos e brasileiros. Entre os temas abordados nos debates estão as trocas interculturais e a produção audiovisual brasileira e coreana, as estratégias globais do cinema coreano e o futuro da indústria cinematográfica sul-coreana no contexto mundial.
Segundo Marcia Kling, Diretora do Festival e Co-curadora, “No momento em que o Brasil se posiciona como um dos maiores consumidores das produções audiovisuais sul-coreanas […], é de suma importância a realização de um projeto que celebre a excelência da cinematografia sul-coreana no Mundo.”